Deputado invade hospital na Bahia | Xingó FM - A Energia do Sertão  


Notícias

Fique por dentro dos assuntos relevantes da Rádio Xingó FM e do Brasil.

Deputado invade hospital na Bahia

17.06.2020

Deputado invade hospital na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou nota denunciando que o deputado estadual Capitão Alden (PSL), acompanhado de seguranças, invadiu o Hospital Riverside, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na manhã desta quarta-feira (17). O deputado diz que a visita foi autorizada.

Capitão Alden é apoiador do presidente Jair Bolsonaro, que em transmissão nas redes sociais, no dia 11 de junho, incentivou pessoas a entrar em hospitais públicos ou de campanha que tratam da Covid-19 para filmar o interior das instalações.

Após a fala do presidente, já foram registradas invasões em hospitais do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em São Paulo. No dia 4 de junho, antes da transmissão de Bolsonaro, deputados já haviam invadido uma unidade de saúde em São Paulo.

Além disso, o procurador-Geral da República, Augusto Aras, durante pedido para que os Ministérios Públicos dos estados apurem denúncias de invasão a hospitais e ofensas a equipes, citou ameaças contra uma médica do Hospital de Ceilândia, no Distrito Federal.

A unidade de saúde em Lauro de Freitas é dedicada a pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Segundo a Sesab, o deputado demonstrava estar armado e ameaçava, a todo momento, os profissionais da unidade, afirmando que daria voz de prisão.

Em nota, a Sesab afirmou que um dos seguranças do Capitão Alden teve contato com uma paciente, que estava com as partes íntimas expostas devido ao banho no leito.

Ainda por meio de nota, a Sesab disse que "é lamentável que o deputado e os seus seguranças coloquem em risco a própria saúde, sob risco de serem infectados com a Covid-19, bem como a de pacientes e profissionais". A nota da secretaria ainda diz que um boletim de ocorrência foi registrado para a apuração do crime cometido.

O Hospital Riverside abriga pacientes com diagnóstico de Covid-19 e casos suspeitos, possuindo 110 leitos clínicos. A unidade é ocupada mediante encaminhamento da Central Estadual de Regulação, o que significa que não recebe pacientes por demanda espontânea.