Pernambuco reabre shoppings dia 22 | Xingó FM - A Energia do Sertão  


Notícias

Fique por dentro dos assuntos relevantes da Rádio Xingó FM e do Brasil.

Pernambuco reabre shoppings dia 22

17.06.2020

Pernambuco reabre shoppings dia 22

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta (17), que shoppings estão liberados para reabrir para a circulação de clientes, a partir de segunda-feira (22), em algumas cidades. Na mesma data, voltarão a funcionar lojas de varejo com mais de 200 metros quadrados. O estado informou, ainda, que a construção civil poderá operar com carga máxima, já que, atualmente, só está liberada para trabalhar com 50% dos funcionários.

Para minimizar a disseminação da Covid-19, o shoppings terão de seguir um protocolo específico para reabrir. Haverá normas a serem obedecidas, de modo a proteger a saúde de funcionários e clientes

No caso dos shoppings, o acesso às áreas comuns deverá ser controlado pela administração. Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta.

Dentro das lojas, assim como determinado anteriormente para o varejo de rua, a regra é 20 metros quadrados por cliente. Por exemplo: num estabelecimento de 200 m², deverá haver no máximo dez consumidores ao mesmo tempo no interior da loja. A equipe não entra no cálculo.

O governo ressaltou que a liberação não vale para todo o estado. Os 85 municípios das Matas Sul e Norte e do Agreste, em que os indicadores de saúde continuam crescendo, não vão avançar junto com as outras cidades. Eles permanecem na etapa 2 do plano, enquanto os demais municípios chegam à quarta fase.

"As regionais de saúde 3, 4, 5 e 12 não vão avançar para a etapa 3, permanecendo na etapa 2. O restante do estado passará para a etapa 4 do nosso plano", afirmou o secretário.

Os principais municípios que seguem estacionados na reabertura são Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana, sedes de suas Gerências Regionais de Saúde (Geres).