Pesquisa aponta que Alagoas não pode relaxar isolamento | Xingó FM - A Energia do Sertão  


Notícias

Fique por dentro dos assuntos relevantes da Rádio Xingó FM e do Brasil.

Pesquisa aponta que Alagoas não pode relaxar isolamento

17.06.2020

Pesquisa aponta que Alagoas não pode relaxar isolamento

Pesquisadores da Universidade Federal em Alagoas (Ufal) que compõem o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 apresentaram um estudo onde expõem os riscos de relaxar as medidas de isolamento social, uma vez que o estado ainda não possui o controle da doença.

A projeção o início gradativo da reabertura dos setores produtivos no estado foi feita pelo governador Renan Filho (MDB), quando foram prorrogadas as medidas de isolamento até o dia 22. A partir daí, seria adotada o que o governador chamou de distanciamento controlado. No último dia 15, foi publicado um protocolo sanitário com regras a serem seguidas por cada setor da economia.

Contudo, segundo os dados da Ufal, Alagoas possui uma crescente nos casos do novo coronavírus e as medias de flexibilização só podem ser pensadas quando houver uma queda real nestes números.

Os pesquisadores avaliam o cenário de Alagoas, considerando a baixa adesão voluntária ao distanciamento social, que chegou a 35% nos piores dias, aumentando a taxa de transmissão, e a interiorização da Covid-19 que deixa a curva de contágio em crescimento no Estado.

Eles alertam que, como ainda não há uma vacina, a melhor forma se evitar a propagação da doença é o isolamento social.

Integram a equipe do Observatório pesquisadores nas áreas de matemática, epidemiologia, nutrição, ciência social e economia, vinculados ao Núcleo de Bioestatística em Saúde e Nutrição (Fanut); ao Grupo Cidadania e Políticas Públicas (ICS) e à Unidade de Santana do Ipanema da Ufal.