Notícias

Fique por dentro dos assuntos relevantes da Rádio Xingó FM e do Brasil.

Produção de grãos será afetada com a estiagem, diz Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe

24.07.2018

Produção de grãos será afetada com a estiagem, diz Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe

A produção de grãos em Sergipe terá uma redução de aproximadamente 50% em relação ao ano de 2017. Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), os principais motivos são a estiagem e a falta de chuva nos principais municípios produtores, que em média produzem 7.200 quilos por hectare, podendo chegar a 12 mil.

Nos levantamentos feitos pela Federação, o prejuízo da safra é equivalente a R$ 78 milhões, além de R$ 204 milhões que deixarão de ser movimentados na economia do estado, devido às estiagens ocorridas nesta safra. A produção de leite também será afetada com a queda na produção de grãos.

“Em todo o estado as chuvas foram abaixo do esperado, mas para alguns municípios o impacto foi mais severo ao ponto de comprometer a produção. Várias lavouras, mesmo que chova bastante nos meses de julho e agosto, não terão viabilidade financeira para a colheita de grãos, sendo recomendada a colheita para ração animal, através de silagem”, afirmou o superintende do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.

De acordo com a Faese, o milho representa a maior área de lavoura de Sergipe e maior valor bruto de produção com 33% de todas as operações de crédito rural no estado, sendo 90% do custeio agrícola.

Fonte: G1 SE