Notícias

Fique por dentro dos assuntos relevantes da Rádio Xingó FM e do Brasil.

Saúde: Obesidade mata mais do que acidente de carro, Alzheimer e terrorismo

31.07.2018

Saúde: Obesidade mata mais do que acidente de carro, Alzheimer e terrorismo

A obesidade está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Não é difícil observar adultos e crianças nesse estado nutricional. Diante do perigo que esse fenômeno representa, surgem vários estudos na tentativa de explicar o porque do aumento do número de indivíduos obesos e as consequências disso para a saúde dos mesmos. A conclusão de um estudo publicado no New England Journal of Medicine afirma que, a obesidade já está presente em 10% da população mundial, totalizando em média 107,7 milhões de crianças e 603 milhões de adultos, de diferentes classes sociais.

Uma observação interessante desse estudo é que a falta de exercício não é a principal causa da obesidade e sim a má alimentação, pois o nível de prática dos exercícios físicos começou a cair antes do nível de obesidade aumentar, Isso quer dizer que por mais que você pratique exercício físico na tentativa de “compensar” o que foi ingerido, os riscos a sua saúde ainda estão presentes caso você não mude seus hábitos alimentares.

As mudanças que ocorreram no mercado da alimentação com o crescimento de grandes empresas e maior disponibilidade de alimentos calóricos, pobres em nutrientes e ricos em açúcares e gorduras, vem mostrando o efeito negativo na saúde da população com o aumento de casos, em especial de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes II, deixando claro que apesar dos danos não serem imediatos, as consequências de uma má alimentação são graves.

O estudo mostrou que só em 2015, a obesidade foi a responsável por 7% das mortes em todo o planeta através do aparecimento de algumas outras doenças como as citadas anteriormente, totalizando em média 4 milhões de pessoas, sendo este número maior que a quantidade de mortes causadas por acidente de carro, Alzheimer e terrorismo somadas.

Um dado preocupante e que requer muita atenção! Se você está acima do peso e por algum motivo não está conseguindo emagrecer, procure um nutricionista, a sua saúde agradece.

Montealegrense, graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: tatiferreiranutri@gmail.com; Instagram: _tatinutri

Fonte: Mais Sertão